Usina de alcool
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
INTRODUÇÃO
Para a fabricação do açúcar o caldo passa por várias etapas de extração e tratamento do caldo, apos estas etapas começo o processo de fabricação do açúcar.
Segundo o autor Rogério Haruo, para iniciar a fabricação do açúcar, passa pela extração e tratamento do caldo, para então realizar o processo de fabricação de açúcar por meio da concentração do caldo por evaporação da água. O xarope é bombeado para o cozimento e para a cristalização do açúcar. O cozimento é feito em etapas, a primeira ocorre na evaporação da água existente no xarope para a cristalização da sacarose.
O produto deste cozimento é a mistura de cristais de sacarose com licor-mãe.
A separação dos cristais de sacarose do mel é feita por centrifugação, que são obtidas dois produtos : o açúcar e o melaço. O melaço é enviado para fabricação de álcool e o açúcar é destinado ao secador para tirar a umidade contida nos cristais, apos secagem, o açúcar e levado para ser ensacado e estocado.
DESENVOLVIMENTO
Perfil da matéria prima
A composição da cana de açúcar é muito variável em condições climáticas, das propriedades físicas, químicas e microbiológicas do solo, a composição da cana é 99% são devido ao hidrogênio, oxigênio e carbono.
A distribuição nos colmos é de 75% de água, 25% de matéria orgânica em média, o caldo é definido como solução impura de sacarose, glicose e frutose.
Os açucares é representado pela sacarose, glicose, e frutose, a sacarose é mais importante e tem valor de 14%, os demais dependem do estado maturação, 0,2 e 0,4% para frutose e glicose. O açúcar redutor, glicose e frutose, adianta o estágio de maturação de cana e há a presença substância indesejáveis do processo. No processo de fabricação de açúcar