Usabilidade na web
Hoje em dia, interagir com sistemas computacionais deixou de ser privilégio de profissionais da área de computação e tornou-se em algo comum. Os projetistas e desenvolvedores de sistemas computacionais e, notadamente, dos sistemas interativos têm sido colocados em posição de influenciar a sociedade. Entretanto, é imperativo que eles (projetistas e desenvolvedores) possam desempenhar bem seu trabalho, especificamente, no projeto de sistemas computacionais interativos onde há interação entre ser humano e computador e têm como propriedade essencial prover suporte à atividade humana. Tal sistema habilita o ser humano a realizar suas tarefas mais rapidamente, com menos erros, com aprendizado menor, com qualidade resultante maior e com satisfação também maior. Isto, contudo, depende da usabilidade do sistema.
Usabilidade é uma palavra que tem feito cada vez mais parte do vocabulário dos atuais projetistas de sistemas interativos. A usabilidade é um conceito chave no campo da Interação Humano-Computador (IHC), sendo ela um atributo de qualidade de sistemas que são fáceis de usar e fáceis de aprender.
Para avaliar a usabilidade de um sistema interativo, poderíamos fazer uso de um conjunto de critérios que nos ajudasse a mensurar a usabilidade desse sistema. Exemplos de critérios que poderiam ser utilizados são:
1. Tempo para concluir uma tarefa;
2. Percentual de tarefas terminadas por unidade de tempo;
3. Razão de acertos e erros;
4. Tempo gasto com erros;
5. Número de comando utilizados;
6. Freqüência de uso do help;
7. Quantidade de vezes que o usuário expressa satisfação ou frustação.
Atualmente, temos uma gama maior de usuários em função da popularidade da Internet. Lembre-se que nos primeiros anos a Web era acessada apenas por pessoas que tinham atuação pioneira no uso de tecnologias avançadas. Todavia, com a crescente popularidade da Web, a quantidade e