Urss
Foi nesse período que o mundo se encontrava dividido, um mundo bipolar. Uma divisão entre o capitalismo tendo o Estados Unidos da América o seu grande expoente e do outro lado a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) como expoente do socialismo e do comunismo. E em meio a estas duas grandes potências o embate nuclear e armamentista. Assim, de 1945 a 1979, a Guerra Fria fora algo, de 1979 a 1991, as situação mudou e novas questões passaram a envolver a politica mundial. Neste texto procurarei abordar alguns aspectos que levaram ao inicio deste período, o seu desenvolvimento e seu fim. Nos dizeres do historiador Erich J. Hobsbawm, "este breve século XX"
De 1945 até sua dissolução em 1991 — o período conhecido como Guerra Fria — a União Soviética e os Estados Unidos da América foram as únicas duassuperpotências mundiais que dominavam a agenda global de política econômica, assuntos externos, operações militares, intercâmbios culturais, avanços científicos, incluindo o pioneirismo na exploração espacial, e esportes (incluindo os Jogos Olímpicos e vários outros campeonatos mundiais).
A União Soviética, durante a Guerra Fria, havia criado um poderoso bloco socialista que se estendia da Europa Oriental até a América, passando pelo Extremo Oriente, Sudeste Asiático, Oriente Médio e pela África. Esse bloco era a área de influência direta soviética e se submetia aos comandos econômicos, políticos e militares de Moscou.
Após 1945 a URSS iniciou um surto de