Ursos
As espécies mais antigas e primitivas desta família estão reunidas no Gênero Ballusia, do Mioceno Inferior, que ainda retêm características similares aos Hemicyonidae. Do Ballusia descende o gênero Ursavus, fonte dos Ursíneos, e talvez o Agriarctos, ancestral dos Agrioteríneos.
Os ursos existem em todos os continentes, em exceção na África, embora algumas fontes afirmem terem avistado o Urso nandi, sem no entanto comprovarem a sua existência.O urso cinzento (Ursus arctos) é um mamífero carnívoro da família Ursídeos, comum na América do Norte. Caracterizado por ser do gênero feroz , o urso cinzento e o urso pardo da Europa, Ásia, e América do Norte, são muitas vezes tomados por uma mesma espécie. Ambos apresentam grandes variações na estatura que vai de 1,50 até 2,70 m, e na coloração do pelo que não raro tende a ser quase negro. Em tempos pré-históricos, o urso cinzento vivia essencialmente nas áreas polares, mas no fim da última era glacial (há aproximadamente 13 mil anos) os ursos cinzentos migraram para as áreas mais ao sul que habitam atualmente.
Há subespécies de ursos arctos na América do Norte, na Europa e na Ásia. O urso cinzento é uma dessas variedades que vive nas montanhas rochosas, e no Estados Unidos. No inverno, parte dos pelos dele fica coberta de gelo e ele parece grisalho, mas seu pelo pode ser marrom, preto ou caramelo. os ursos fazem rah rah rah rah enquanto se roçam em