Uritrite Não Gonocócica
863 palavras
4 páginas
Uretrite Não Gonocócica· Introdução
A uretrite não gonocócica é uma doença de transmissão sexual causadas por Chlamydia trachomatis ou (nos homens) Ureaplasma urealyticum, embora por vezes sejam provocadas pela Trichomonas vaginalis ou pelo vírus do herpes simples. Estas infecções no canal da urina (uretra) recebem o nome de «não gonocócicas» para indicar que não são causadas por Neisseria gonorrhoeae, a bactéria que produz gonorreia.
Veremos a seguir neste trabalho, acerca desta doença, o seu agente causador; os principais sinais e sintomas;as formas de tratamentos; os cuidados de enfermagem; e as melhores maneiras de como podemos nos prevenir.
· Agente Causador
A Chlamydia trachomatis,principal causador da uretrite não gonocócica, produz cerca de 50 % das infecções uretrais masculinas não gonorreicas e a maioria das infecções com formação de pus que afetam a mulher.Os casos restantes de uretrites são geralmente causados por Ureaplasma urealyticum, uma bactéria semelhante ao micoplasma.
Chlamydia é o nome dado a pequenas bactérias que só se reproduzem dentro das células. Os ureaplasmas são diminutas bactérias a que falta uma parede celular rígida, mas que se podem reproduzir fora das células.
· Sinais e Sintomas
Em geral, entre 4 e 28 dias depois do contato sexual com uma pessoa infectada, um homem infectado sente uma leve sensação de queimadura na uretra enquanto urina. Geralmente, o órgão genital masculino produz uma secreção. Esta pode ser clara ou turva, mas habitualmente menos espessa do que a desencadeada pela gonorreia. Às primeiras horas da manhã o orifício do órgão genital masculino costuma ter uma coloração avermelhada e os seus bordos estão colados devido às secreções secas.
Por vezes a doença começa de forma mais brusca. O homem sente dor ao urinar, necessita de o fazer com frequência e tem secreções purulentas provenientes da uretra.
Apesar de, em geral, as mulheres infectadas com Chlamydia não terem sintomas, algumas