Urin Lise
Aluna: Carolina Pagnano Hildebrand
RA 8830391582
Enfermagem - 1º semestre noturno
SUMÁRIO:
1. COMPOSIÇÃO DA URINA
2. UROCULTURA/PROCEDIMENTO
3. RESÍDUOS METABÓLICOS PRESENTES NA URINA
4. CARACTERISTICAS FÍSICAS DA URINA
5. URINA PATOLÓGICA
COMPOSIÇÃO DA URINA
A urina é a substância excretada pelos rins através das vias urinárias, dos quais são eliminados os resíduos metabólicos que não serão necessárias para o corpo.
Desempenha papel importante na regulação e balanço dos líquidos e no equilíbrio de ácidos e bases.
É composta por 95% de água, 2% de ureia e nos 3% restantes pode-se encontrar fosfato, sulfato, amônia, magnésio, cálcio, acido úrico, creatina, sódio, potássio e outros elementos.
URINÁLISE
O exame de Urina Tipo I ou Urinálise tem grande importância clinica como auxiliar no diagnostico de moléstias sistêmicas, como o Diabete Mellitus, e de enfermidades do trato urinário, como glomerulonefrites, cistites, calculoses, etc.
Analisa-se urina por esta apresentar alterações em sua composição,cor,aspecto,densidade quando existe alguma alteração na função renal, devido ou por anomalias anatômicas ou patológicas, ou mesmo alterações de outros pontos do trato urinário e/ou orgânicas gerais, que de alguma forma alterem sua composição e formação.
1-Coleta:
Todo material utilizado na coleta da urina,como frascos e cateteres,devem ser limpos e secos e conter identificação como data e nome do paciente. Para um exame rigoroso, a urina deve ser colhida durante 24 horas.
Os principais métodos são:
1-Micção espontânea
2-Introdução de sondas ou cateteres, que permitem a obtençãode amostras em que há menos secreções vaginais e uretrais.
3-Punção vesical que deve só ser utilizada em casos de obstrução total da uretra, onde é impossível colher a amostra por micção espontânea ou cateterismo, pois essa prática pode causar hemorragias e extravasar urina na cavidade abdominal.
2- Conservação da Amostra
O exame deve ser feito logo após a obtenção