Ureteres
Anatomia
Os ureteres têm, cada um, 25 a 30 cm de comprimento e três milimetros de diâmetro. Eles se originam da confluência dos várioscálices renais, reunindo-se enquanto pelve renal. Os ureteres descem então do abdómen superior (onde estão os rins) até à pelve por detras dos órgãos do tracto gastrointestinal, retroperitonealmente. A sua passagem junto de outras estruturas condiciona estruturas onde é mais frequente um cálculo renal (pedra dos rins) ficar retido gerando obstrução: estas estruturas incluem , aartéria ilíaca, o rebordo ósseo da Pelve e aquando da entrada na Bexiga. Os ureteres entram na Bexiga posteriormente, e fazem-ne de forma obliqua, envolvida pelas diversas camadas musculares da bexiga, de modo a prevenir o refluxo da urina.
Histologia
Secção transversal do ureter mostrando sua estrutura histológica
Os ureteres têm três camadas, conforme descrito abaixo:1 2 3
1. Camada mucosa: É a camada mais interno do órgão, formada por quatro a cinco camadas de células epiteliais, sendo que as células mais superficiais possuem um espessamento em sua região apical, além de serem maiores e mais achatadas (células em guarda-chuva). Trata-se de um epitélio de transição, ou seja várias camadas de células com formatos diferentes. As células epiteliais apoiam-se sobre uma membrana basal, e logo abaixo desta, exite uma camada de tecido conjuntivo chamada lâmina própria ou córion.
2. Camada muscular: É a segunda camada do ureter, constituída por duas camadas de fibras musculares lisas: a camada interna, com fibras dispostas no sentido longitudinal, e a camada externa, com fibras dispostas em sentido circular.
3. Camada adventícia: É a camada mais externa, onde encontramos vasos sanguíneos ,células adiposas e fibras nervosas.
Fisiologia
A função dos ureteres é a propulsão da urina. O método é a contracção