urbanizaçãoo
1531 palavras
7 páginas
Percebe-se que a urbanização hoje está mais generalizada no mundo e vem crescendo com freqüência a cada dia . No Brasil a urbanização possibilitou o surgimento de várias metrópoles e também causou a macrocefalia urbana em algumas cidades, como é o caso das favelas do Rio de Janeiro, São Paulo, etc.Urbanização – Metrópoles – Crescimento Populacional – Problemas Urbanos
O Brasil ao longo do tempo passou por várias mudanças principalmente no setor de desenvolvimento da economia mineradora, que levou ao surgimento de várias vilas urbanas.
No século XIX ocorreu um intenso movimento de fundação de novas vilas e cidades em diferentes regiões brasileiras. Os principais fatores que contribuíram para este processo foram: a independência política do país, a maior integração do território da expansão da economia no Centro Sul, construções de ferrovias ligadas à economia cafeeira, etc.
Com o desenvolvimento industrial a partir da década de 40 surgiram as bases do processo na urbanização do país. No entanto no Brasil o processo ocorreu de maneira rápida. Em 1940 cerca de 70% da população ainda viva em campos e só 56% da população vivia nas cidades.
O território brasileiro está dividido em pequenas partes chamadas municípios. O Brasil tem mais de 5500 municípios.
O município tem seu Poder Executivo e seu Poder Legislativo. O Poder Executivo municipal é exercido pelo prefeito, e o Poder Legislativo municipal é desempenhado pela Câmara Municipal.
No Brasil, por lei, toda sede de município é uma cidade qualquer que seja sua população. Portanto, o Brasil tem mais de 5500 cidades. A contagem da população urbana é realizada com base nos habitantes de cidades e vilas.
(Moreira, p. 118)
A Metropolização ocorre quando se desenvolve a urbanização, o avanço da cidade, crescimento, e isso acaba sugando as regiões rurais e cidades pequenas, e depois se forma 1 metrópole com condições de se manter por si mesma, possui