urbanismo
Intervenção: Praça Aprígio de Carvalho
Urbanismo e Paisagismo I
Arquitetura & Urbanismo
APRESENTAÇÃO DA ÁREA ESTUDADA
No presente estudo, buscamos promover uma melhora efetiva no que diz respeito a boa utilização da praça estudada em Urbanismo I. Providos das necessidades dos moradores usuários da praça e estudos que nos auxiliaram na tomada de decisões, adotamos variadas diretrizes que que nos auxiliaram para intervenção urbana e paisagística do local.
Para implantação do programa de necessidades, foram feitos levantamentos métricos do local, como também de seu mobiliário urbano, vegetação e edificação existente, para assim manter, recuperar ou introduzir elementos urbanos que tragam aos indivíduos levando em consideração o seu estado psicológico de segurança e utilidade, para apropriação da praça Aprígio de Carvalho.
Para um espaço de uso coletivo foi observado no local a falta de infraestrutura essencial para o uso da praça influenciando na tomada de decisões da equipe para assim executar uma nova proposta que abranja passeios, áreas de convívio para pratica de exercício e áreas permeáveis preenchidos por vegetação, mantendo o traçado da praça e alterando espaços.
Para oferecer uma melhor contemplação para praça, projetamos bancos que oferecem conforto e design arrojados.
DIAGNÓSTICO FÍSICO ESPACIAL
A Praça Aprígio de Carvalho retrata uma ausência de manutenção por parte do poder público municipal. Os trechos de calçada da mesma encontram-se danificados, ocasionados pela ação do tempo e por falta uma manutenção regular. A limpeza do espaço é realizada após as festividades carnavalescas do Bloco das Muriçocas (Bloco carnavalesco existente no bairro do Miramar), dentre os problemas diagnosticados podemos destacar no urbanismo e paisagismo da praça.
PROBLEMAS URBANÍSTICOS
A praça possui poucos passeios públicos e nenhuma atratividade