uRBANISMO
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO ARQUITETURA E URBANISMO
MARTHA SANTOS DOURADO
PROJETO URBANO ÁREA 6
AABB- ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL/ ORLANDO GOMES
TRII
URBANISMO II
Lauro de Freitas – BA
2014/1
MARTHA SANTOS DOURADO
PROJETO URBANO ÁREA 6
AABB- ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL/ ORLANDO GOMES
URBANISMO II
Trabalho apresentado a UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura, como requisito para avaliação da disciplina de Urbanismo II do curso de Arquitetura e Urbanismo. Orientador: Professor Armando Branco.
Lauro de Freitas – BA
2014
SUMÁRIO
4. CARACTERIZAÇÃO FISICO-AMBIENTAL DA POLIGONAL DE 80 Há.
4.1. TOPOGRAFIA
4.2. HIDROGRAFIAS E VEGTAÇÃO
4.3. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (UC’s)
4.4. ANÁLISE HELIOMÉTRICA
4. CARACTERIZAÇÃO FISICO-AMBIENTAL
4.1 TOPOGRAFIA
Conforme já visto na TRI observamos que na poligonal de 80ha existe uma variação de declividade na topografia, mais a nordeste onde se concentra a maior área (Associação Atlética Banco do Brasil) a diferença de cota é 05m (mínima) a 30m (máxima); ao sudoeste (Condomínio Costa Verde) onde houve movimento de terra devido a ocupação urbana, essa variação é menor entre 05m (mínima) e 10m (máxima). Ao centro (ainda pertencente a AABB) ocorreram desmatamentos e pouco movimento de terra por possuir declive menor que a 10m.
Fig. 01 – Mapa com indicação Hidrografia e Vegetação.
Fonte: Mapa LOUOS
4.2 HIDROGRAFIAS E VEGTAÇÃO
Ao analisar o mapa de hidrografia abaixo (Fig. 02) observamos bolsões de água que se formam nas cumeadas dos vales em direção ao sul da poligonal e mais expressivamente a presença do rio Jaguaribe que ao centro da poligonal de 80ha além de formação de Lagos. Na análise do mapa de vegetação observa-se uma grande massa verde remanescente da mata atlântica. A concentração da