Urbanismo
O autor, Eric E. Lampard, professor de História da Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook, já publicou diversos livros. A maioria deles relacionados à temática da revolução industrial, urbanização e o crescimento econômico das cidades.
Neste primeiro texto, Aspectos Históricos da urbanização, ele vai tratar especialmente do surgimento das sociedades urbanizadas e como elas foram se desenvolvendo e crescendo a partir dos séculos. Podemos notar que ele busca analisar os diversos aspectos sociais que vão desencadear uma rede de transformações a partir da história, mudanças essas que estão extremamente interligadas com o processo de crescimento econômico, político, urbano, cultural e tecnológico.
Analisando também o campo da História que examina a natureza histórica das cidades e o processo de urbanização, cruzando fronteiras com a história social, história da arquitetura, sociologia, geografia e arqueologia, esta ultima de extrema importância para a comprovação dos fatos históricos.
Para iniciar esse estudo, devemos ter em mente três conceitos importantes de urbanização que estão ligados com a sociedade.
O primeiro é o behavioral, conceito que entende a urbanização como um reflexo do comportamento pessoal de cada indivíduo no tempo. O segundo é o estrutural, que ignora o comportamento individual e foca nas atividades voltadas para a população global, num contexto mais amplo, servindo de base para os modelos econômicos que estão ligados com o desenvolvimento. Por último, temos a abordagem demográfica que tem como foco principal a análise do espaço, deixando de lado, na maioria das vezes o comportamento individual e a estrutura das ocupações.
Existem registros de populações humanas formadas a quase 7000 anos atrás, viviam em condições mais restritas ao ambiente mas já podíamos notar suas primeiras transformações. Dentro do ponto de vista da