Urbanismo
A execução de obras de drenagem constitui-se hoje em uma necessidade e prioridade junto a áreas urbanas e adjacentes; é um método eficiente para a garantia da salubridade e integridade urbana, evitando perdas materiais e humanas. O planejamento urbano envolve fundamentos interdisciplinares, porém, na prática é realizado dentro de um âmbito mais restrito do conhecimento.
O processo da ocupação do espaço urbano de Santa Tereza não reflete aspectos fundamentais do planejamento, visto que o Bairro surgiu apartir de um aglomerado populacional que implicou em transtornos e custos ao ambiente. A medida que o Bairro se urbanizou, os problemas tambem cresceram, com o aumento da vazão maxima devido a impermeabilidade e canalização. E o problema tende a crescer com o crescimento da populaçao, visto que com maior numero de pessoas, maior é o lixo e os sedimentos arrastados pelas águas da chuva, que levam a problemas na drenagem pluvial, que por sua vez leva a alagamentos e enchentes.
O Bairro Santa Teresa, na base fisica de seu assentamento, possui poucas áreas planas e muitas encostas. O Bairro tem dois picos, que são as partes mais altas do Bairro e é dilimitado pela Av. Silvio Brandao, Contorno e Andradas, e tambem pelo Ribeirão Arrudas que passa na Andradas.
Através das suas caracteristicas fisicas, para o controle de escoamento das águas da chuva não há dificuldades, visto que as águas correm na direção das delimitações através dos seus relevos. Nas ruas que correm perpendicularmente com as curvas de nivel a drenagem é muito problemática porque as ruas são impermeabilizadas para controlar a erosão dos solos, e com isso dificulta o escoamento das aguas pluviais e com isso surgem enchentes e alagamentos.