UPS - experiencia
Tudo começa com a etiqueta com código de barras colada a um pacote, que contém dados do remetente, o destino e a data prevista para a entrega. Os clientes podem copiar e imprimir suas próprias etiquetas utilizando um software especial fornecido pela UPS, que pode também ser baixado do site da UPS. Antes que o pacote seja recolhido, informações da etiqueta são transmitidas a uma das redes de computadores da UPS e enviadas ao centro de distribuição mais próximo do seu destino final.
Os entregadores nesses centros copiam os dados da etiqueta e utilizam um software especial para criar a rota de entrega mais eficiente para cada motorista. Essa rota considera tráfego, condições climáticas e localização de cada parada. A UPS estima que seus caminhões da entrega economizem 28 milhões de milhas e gastam 3 milhões de galões de combustível a menos por ano.
Diariamente, a primeira coisa que um motorista da UPS recebe é um computador de mão chamado Delivery Information Aquisition Device ( DIAD ), que pode acessar uma das redes sem fio disponíveis para celulares. Assim que o motorista se conecta, sua rota diária é copiada para o dispositivo. O DIAD também registra a assinatura do cliente automaticamente, além de informações sobre retirada e entrega de encomendas. A informação de rastreamento da encomenda é então transmitida à rede de computadores da UPS para armazenagem e processamento. Daí em diante, a informação pode ser acessada mundialmente