UPF GENES E CROMOSSOMOS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FAED
CURSO DE PEDAGOGIA-LP
GENES E CROMOSSOMOS
Disciplina: Biologia da Educação
Professor: Me Maria Teresa Dal Moro Angoleri
Acadêmicos: Douglas Ribeiro
Andressa Trevisan
Daiane Farias
Marciane Couto
Gabriala Damin
Mariana da Silveira
Passo Fundo, Setembro de 2015.
Genes e Cromossomos
Na antiguidade se reparava que os filhos tinham algumas semelhanças dos pais e algumas desapareciam ou surgiam em algumas gerações seguintes, foi quando alguns filósofos e pensadores decidiram dar uma atenção especial a isso.
Hipócrates, que viveu por volta de 400 a.C., acreditava que as características adquiridas pelos pais eram transmitidas para os descendentes.
Aristóteles, que viveu por volta de 340 a.C., dizia que o homem contribuía com a forma e a mulher com a substancia; ele pensava que o sêmen continha um pequeno ser, o qual se desenvolvia graças a substância fornecida pela mulher.
Levou mais de dois mil anos para provar que as fêmeas também participavam do processo reprodutivo, através do estudo de Graaf, que observou que havia épocas que os ovários sofriam algumas dilatações esse fenômeno foi chamado de folículos de Graaf. Ele supôs de que as fêmeas de mamíferos tinham capacidade de produzir estrutura geradora, mas sua teoria só foi comprovada cerca de 150 anos apos um ovário ser observado. Com a utilização de um microscópio foi possível verificar mais afundo as teorias e assim formou se uma serie de teorias novas.
O cromossomo é constituído por uma longa fita dupla de DNA. O DNA é o material que constitui os genes. O cromossomo é composto de proteínas chamadas histonas, que se arranjam em grupos de oito, e são envolvidas pela molécula de DNA. Estes grupos de oito histonas, enroladas pelo DNA são chamados de nucleossomos. Há muitos nucleossomos na molécula de DNA.
Os nucleossomos ajudam no enovelamento do cromossomo. Na interfase, o cromossomo encontra-se totalmente descondensado, formando a cromatina. Já na