Unzelt

764 palavras 4 páginas
No livro Jornalismo Esportivo: relatos de uma profissão, publicado em 2009 pela editora Saraiva, o autor Celso Unzelte fala da sua paixão pelo esporte e de como isso virou profissão. Mostra os caminhos do jornalismo esportivo, como ele ganhou espaço e respeito nos últimos anos e o livro traz ainda um glossário de termos esportivos.
UNZELTE (2009, p.17) diz: “A produção de uma matéria esportiva, portanto, passa pelos mesmos processos que uma matéria de qualquer outra editoria”. Dentre esses processos podemos citar: pauta, apuração e redação. A pauta esportiva segue os mesmos processos das de outras editorias. De acordo com UNZELTE (2009, p.23), ela é um “roteiro detalhado que explica como realizá-la, que situa o repórter no assunto e diz quem deve ser entrevistado, além de direcionar o tipo de abordagem da matéria”. Toda reportagem necessita de uma pauta, que pode ser produzida pelo próprio repórter, ou por um pauteiro, que é definido por UNZELTE (2009, p.25) como “o encarregado de pensar e distribuir as pautas”.
O repórter tem como obrigação, após o ato de recebimento da pauta, investigar, coletar dados e pesquisar. UNZELTE (2009, p.27) fala que apurar é “trazer os elementos necessários para a elaboração de uma matéria”. Para isso é necessário primeiro “saber onde buscar as informações, sejam elas testemunhais ou documentais”.
Em casos de fontes testemunhais, elas devem ser contatadas e entrevistadas. Nos dias de hoje, a maioria das fontes dentro da área esportiva possuem os assessores de imprensa, que servirão como intermediários nessas situações. Para essa entrevista, o repórter deve preparar as perguntas, tendo em base um roteiro pensado anteriormente (UNZELTE, 2009, p.27).
É importante, como frisa UNZELTE (2009, p.27), que o jornalista observe tudo o que cerca a entrevista, desde “a ambientação e o grau de emotividade do entrevistado”, pois, “em alguns momentos, essa observação conta mais do que fazer uma pergunta óbvia e direta”.
UNZELTE (2009, p.28) nos

Relacionados

  • projeto feira do conhecimento
    2196 palavras | 9 páginas