TRABALHO COMPLETO DIREITOS HUMANOS
Para compreender melhor os direitos humanos, é necessário conhecer o trajeto desse durante toda a evolução histórica, tendo em vista que o modo como às pessoas viviam e as formas de governos muito influenciaram na criação e aplicação dos direitos humanos.
Os direitos individuais do homem pode ter sua origem apontada no antigo Egito e Mesopotâmia, em que já eram previstos alguns mecanismos para proteção individual em relação ao Estado sendo um deles o Código de Hamurabi, que talvez seja a primeira codificação a consagrar um rol de direito comuns a todos os homens, tais como a vida, a propriedade, a honra, a dignidade, a família, prevendo, igualmente, a supremacia das leis em relação aos governantes. A propagação das ideias de Buda, basicamente sobre a igualdade de todos os homens, muito influenciou filosófia-religiosa dos direitos do homem. Posteriormente, já de forma mais coordenada, porém com uma concepção ainda muito diversa da atual, surgem na Grécia vários estudos sobre a necessidade da igualdade e liberdade do homem, destacando-se as previsões de participação política dos cidadãos; a crença na existência de um direito natural anterior e superior às leis escritas, defendida no pensamento dos sofistas e estoicos. Contudo, foi o Direito romano quem estabeleceu um complexo mecanismo de interditos visando tutelar os direitos individuais em relação aos arbítrios estatais. A Lei das Doze Tábuas pode ser considerada a origem dos textos escritos consagradores da liberdade, da propriedade e da proteção aos direitos do cidadão.
Posteriormente, a forte concepção religiosa trazida pelo cristianismo, com a mensagem de igualdade de todos os homens, independentemente de origem, raça, sexo ou credo, influenciou diretamente a consagração dos direitos fundamentais, enquanto necessários à dignidade da pessoa humana.
Durante a Idade Média, apesar da organização feudal e da rígida separação de classes, com a consequente relação de subordinação entre o