Unopar
PLANO DE AÇÃO
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
EUNÁPOLIS
2012
JUSTELINA pereira muniz
PLANO DE AÇÃO
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual interdisciplinar Individual.
Orientador: Prof.ª Maria da Conceição Dias
EUNÁPOLIS
2012
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO(E JUSTIFICATIVA JUNTO) 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................7
4 REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho teve como objetivo analisar a relação entre alunos e professores no que se refere às questões raciais no espaço escolar.
Vivemos em uma sociedade em que as exclusões sociais e culturais estão cada vez mais evidentes, o racismo, as discriminações e o preconceito estão muito explícitos, que até mesmo dentro das salas de aulas, as crianças não estão livres de sofrerem as consequências dessas concepções negativas.
É por isso que o Brasil tem o objetivo fundamental de construir um ambiente escolar com as mesmas oportunidades para todos. Assim dando um espaço onde sua formação será alunos criticos e solidários uns com outros.
Todos são iguais, afirma a Constituição Federativa do Brasil, mas, para que essa igualdade seja efetivada, é necessário tratar os iguais de maneira igual e os diferentes de maneira diferente, na medida de suas desigualdades, para que a justiça prevaleça.
JUSTIFICATIVA
Por isso é preciso que o Brasil tenha, constitucionalmente, o objetivo fundamental de construir uma sociedade livre, justa e solidária, assim como promover a redução das desigualdades, sem preconceito de raça ou qualquer outra forma de discriminação.
Também não se nega que a população negra sofreu por muitos anos e ainda sofre com uma