UNOPAR CIENCIAS CONTABEIS
1º Semestre
Trabalho Interdisciplinar em Grupo
Anete Gomes Marques
Cristina dos Santos Teixeira (0440774001
Daniela Alves Teles (0440550401)
Hermínio Francisco de Araujo Júnior (0543611001)
Josiane Alves (0476263601)
Curvelo
CONTABILIDADE EMPRESARIAL E
TRABALHISTA
Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Orientador: Equipe de professores do
1º semestre
Curvelo
2014
1- INTRODUÇÃO
Nas empresas atuais, independentemente de seu porte ou natureza jurídica, e de estrema importância manter escrituração contábil completa, inclusive do Livro Diário, para controlar o seu patrimônio e gerenciar com excelências os seus negócios. Está escrituração contábil completa está contida como exigência expressa em diversas legislações vigentes. Há casos de empresas que funcionam em vários anos e, no entanto, não mantêm escrituração regular. Neste trabalho serão demonstradas as diferenças entre a impossibilidade de se proceder à escrituração de períodos anteriores, na forma convencional, a alternativa é a preparação de um
Balanço de Abertura. O Capital Social subscrito ou comprometido pelos sócios é que dá origem ao patrimônio da sociedade, nascendo ali um direito da empresa em relação aos seus participantes. A integralização do Capital, o cumprimento da obrigação pelos sócios, pode se dar de várias formas, sendo mais comum com dinheiro, com bens e/ou com direitos. O Balanço de Abertura consiste na realização de um inventário físico e documental que permita identificar os bens, os direitos e as obrigações da empresa em determinado momento. As empresas conhecendo os bens, os direitos e as obrigações e estabelecidos os respectivos valores, deverá o Contabilista estruturar o Balanço de Abertura, que será sintetizado com base no ordenamento feito previamente num “elenco de contas” ao qual pode ser feito observando as referências:
No