União Europeia
TERESINA
MAIO/2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Após a destruição provocada pela Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) surge a necessidade de uma união cada vez mais estreita entre os povos da Europa, tendo como objetivo preservar a paz e a prosperidade.
Desta forma, revelou-se necessário criar um grupo ou comunidade que reunisse esforços, idéias e bens, para abordar problemas comuns e assim obter melhores condições de vida, os primeiros a apresentar propostas foram um político francês chamado Robert Schuman e um empresário, também francês, chamado Jean Monnet.
Para reconstruir a Europa era necessário fabricar o aço indispensável à indústria: ora, nessa época a principal fonte de energia era o carvão. Como a França tinha fábricas de aço e a Alemanha minas de carvão, Jean Monnet propôs que gerissem esses bens em conjunto e os governos concordaram. Em Abril de 1951 assinou-se o Tratado de Paris que criou a Comunidade Européia do Carvão e do Aço. Faziam parte desta Comunidade a França, a Alemanha, a Bélgica, a Holanda, a Itália e o Luxemburgo. Em 1957, os seis países resolveram alargar o acordo e assinaram o Tratado de Roma. Nessa altura passou a haver três comunidades:
∙ A Comunidade Européia do Carvão e do Aço (C. E. C. A.);
∙ A Comunidade Européia de Energia Atômica (C. E. E. A.);
∙ A Comunidade Econômica Européia (C. E. E.).
A C.E.E tinha como objetivo criar um Mercado Comum, ou seja, facilitar bastante as trocas comerciais entre os diferentes países. Além disso, passaram todos a seguir as mesmas regras no comércio com os outros países do mundo. Outro objetivo era o anseio de superar a hegemonia norte-americana e soviética, que representava as maiores potências da época. Mais tarde, em 1991, foi assinado o Tratado de Maastricht, que tinha 12 membros da comunidade européia no entanto, só teve início realmente em 1993, agora com um novo nome: União Européia (UE). No entanto ela cresceu e