Resenha Sociologia Crítica - Pedrinho Guareschi
Ele começa nos mostrando o conceito de Teoria e Ciência. Relata que teoria é um conjunto de leis que tentam explicar a realidade, estas que em sua maioria são nada mais que uma generalização (ou lei), criadas por uma associação de fatos singulares que vamos observando no dia-a-dia, são as relações que acontecem entre os fatos.
Enquanto Ciência se caracteriza justamente pelo conjunto de Teorias, pois quando existe um conjunto de teorias, cria-se uma ciência sobre tal assunto, como Matemática, Química, Física. O autor ressalta que nenhuma lei explica por completo um fenômeno, ou uma teoria explica totalmente um fato, que às vezes, é deixado um “vazio” que não pode ser preenchido, ou que talvez não seja preenchido de propósito, uma vez que há interesse em deixar algo mal explicado, senão poderá prejudicar alguém. É neste momento que entra o conceito de Ideologia, que na obra é utilizada como definição de ideias erradas, incompletas, falsas sobre fatos e a realidade, embora a palavra em si também tenha outras definições.
Aqui nos apresenta a ideologia como presente em praticamente todas as explicações que nos são dadas sobre as coisas, inclusive sobre o que os outros falam de nós, uma vez que uma parte da nossa percepção de quem somos se dá ao que os outros pensam e falam ao nosso respeito. A ideologia é um poderoso instrumento de manipulação utilizado para ocultar os interesses reais daquilo que está sendo falado ou vinculado, para que os que não possuem conhecimento ou a astúcia necessária para refletir, e assim tomar suas próprias decisões a respeito daquilo que lhes é apresentado, tomem aquilo como uma verdade