União Europeia
A UE (União Europeia) é um bloco econômico, político e social formado por 27 países europeus, sendo esses: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor. Localizasse no continente Europeu e sua população é altamente urbanizada, vivendo 75% dos habitantes em áreas urbanas.
Economia
A UE é uma união aduaneira, de moeda única, o euro, adotado por 15 dos 27 países integrantes. Tem uma política agrícola, de pesca, comércio e transporte comum. A economia é vista como um sistema capitalista liberal, ou seja, ela é maior do que a economia dos Estados Unidos da América. Ela tem por objetivo motivar uma economia livre, sem barreiras na questão das mercadorias, e dos cidadãos.
Industrialização
A industrialização Europeia foi denominada era do vapor, do aço e do carvão que aconteceu no século XIX. Os países pioneiros foram Inglaterra, Alemanha e França países ricos em matéria-prima, sendo que tudo teve inicio na Inglaterra devido aos avanços tecnológicos do país, a produção têxtil e as metalúrgicas que devido aos grandes caminhos de ferro que possuía, ampliou seu mercado para a América, África e Ásia e com isso tornou-se a “oficina do mundo“. Os restantes dos países europeus se industrializaram anos depois, começando pela Bélica, França e Alemanha que em 1880 era a maior concorrente dos ingleses.
Áreas industriais
As áreas industriais de maior concentração da EU são Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Rússia. Há também importantes áreas industriais na Suécia, Polônia, Bélgica, Países Baixos, etc.
Comércio externo
Os produtos cobertos pelo Sistema Geral de Preferência (SGP)