Universo
Nosso planeta é uma parte muito pequena do Universo, mas é a nossa casa. É aqui que vivemos e tentamos desvendar o cosmo. Para descobrir o que existe além da Terra, comece olhando para o céu. De dia, vemos o Sol, a estrela que nos garante a vida; e à noite, observamos outras centenas de estrelas e a Lua. Mas se olharmos bem ao fundo, com alguma sorte, enxergamos alguns dos nossos planetas vizinhos.
A origem do Universo é um mistério que intriga o ser humano há milhares de anos. Várias civilizações elaboram, ao longo dos tempos, modelos e histórias para explicar o surgimento do Universo. Com o avanço da Ciência, pesquisadores e astrônomos descobriram que as galáxias mais distantes estavam se afastando uma das outras. Essa observação levou à formulação da Teoria do Big Bang, a mais aceita pelos cientistas. Segundo ela, toda matéria estava junta em um ponto muito denso e, há aproximadamente 13,7 bilhões de anos, explodiu, espalhando essa matéria e dando origem ao Universo como conhecemos hoje.
Os componentes do Universo
Durante centenas de anos, a matéria espalhada, formada por gases e poeira, começou a se concentrar em vários grupos, separados por grandes distâncias entre si. Esses grupos formados de nuvens densas e quentes originaram as primeiras galáxias e estrelas que constituem o Universo.
As galáxias são formadas por estrelas e nebulosas. Uma galáxia pode conter bilhões de estrelas e possui formas variadas. A nossa galáxia é chamada de Via Láctea.
As nebulosas são nuvens de gases e poeira que representam a maior parte do Universo. Já as estrelas são corpos celestes que emitem calor e têm luz própria por conta das altíssimas temperaturas em seu interior.
O Sistema Solar
O Sistema Solar se formou há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, a partir de gases e poeiras de uma nebulosa. Em seu centro se encontra o Sol, estrela que dá nome ao sistema e é formada principalmente por dois gases: hidrogênio e hélio. O Sol é a