universo , terra e vida
Apenas telescópios mais poderosos podem desvendar os objetos mais distantes e mais peculiares do Universo.
Desde muito tempo o homem já olha para cima, e se pergunta o que há além do que vemos. Dentre esses homens, tivemos personagens importantíssimos que fizeram diferença para que conhecemos hoje, à exemplo está Galileu que observou os satélites romanos, de Via Lactea, que significa “caminho de leite”.
As observações feitas no século XVII, da Via Láctea através de lunetas, que percebeu-se que naquela região do céu existe uma quantidade muito grande de estrelas e nebulosas. Tantas que, quando as observamos a olho nu, os brilhos se confundem e se combinam, fazendo com que tenhamos a impressão de ver uma enorme mancha esbranquiçada atravessando o céu.
As galáxias mais próximas da nossa recebem os nomes de Grande Nuvem de Maalhães, Pequena Nuvem de Magalhães e de Andrômeda.
SISTEMA SOLAR
O Sistema Solar é o conjunto de astros, partículas e gases que sofrem influência da força gravitacional da estrela mais próxima deles, o Sol, movimentando-se ao seu redor.
Nessa região, existem vários corpos celestes: os planetas, os planetas anões, satélites naturais, asteróides, cometas e meteoróides. Há ainda gases e poeira cósmica ou interplanetária.
Os planetas
Os planetas são corpos que orbitam uma estrela e possuem formato esférico pela ação de sua própria gravidade; adquiriram massa suficiente para agregar pequenos corpos e fragmentos ao seu redor, produzindo uma vizinhança