Universo elementos que o compoe
Podemos definir o Universo, como o conjunto de toda matéria e energia existente no espaço. Por mais conhecimento que o homem tenha, ainda é muito difícil afirmar precisamente como e quando se deu o surgimento do Universo. O que se consegue produzir são apenas teorias, algumas com hipóteses muito bem fundamentadas.
O avanço científico e tecnológico, especialmente neste ultimo século, permitiu atingir um conhecimento mais racional do que é o Universo. Com base nos conhecimentos até agora estudados, podemos afirmar que ele é composto de matéria e energia, com essa afirmação pode-se dizer também que o Universo é constituído quase somente de átomos, predominando a ocorrência de dois elementos: o hidrogênio, com uma participação em torno de 60%; e o hélio, que contribui com quase 36%, ficando a ocorrência de todos os outros elementos em cerca de 4%.
-Galáxia
Uma galáxia é um grande sistema, gravitacionalmente ligado, que consiste de estrelas, remanescentes de estrelas, um meio interestelar de gás e poeira e um importante mas insuficientemente conhecido componente apelidado de matéria escura.1 2 A palavra “galáxia” deriva do grego ‘’galaxias’’ (γαλαξίας), literalmente "leitoso", numa referência à nossa galáxia, a Via Láctea. Exemplos de galáxias variam desde as anãs, com até 10 milhões (107) de estrelas,3 até gigantes com 100 trilhões (1014) de estrelas,4 todas orbitando o centro de massa da galáxia.
As galáxias contêm quantidades variadas de sistemas e aglomerados estelares e de tipos de nuvens interestelares. Entre esses objetos existe um meio interestelar esparso de gás, poeira e raios cósmicos. A matéria escura parece corresponder a cerca de 90% da massa da maioria das galáxias.
-Sistema solar
O Sistema Solar compreende o conjunto constituído pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional. A estrela central, maior componente do sistema (respondendo por mais de 99% de sua massa), gera sua energia através da