Universidae
Em nossa cultura o processo de conhecer esta todo voltado à escola que compreende os graus primeiro inicial,segundo médio profissionalizante ou tecnico,terceiro superior com a ideia de profissionalização.
Diante desse sistema vamos tentar entender as universidade que temos e propor uma ideia de uma universidade que queremos,tentando não ter uma universidade repetitivade informações e sim uma universidade onde os alunos interagem tendo uma maior aprendizagem.
A universidade através da historia
Na antiguidade clássica já havia escolas onde um mestre era o cabeça de tudo, onde seu conhecimento era transmitido aos seus alunos,que lhes cabia aprender.Cada mestre tinha sua escola.Esse processo de ensino superior parou após as invasões barbaras nos séculos V e X.
Mas é realmente entre o final da idade media e a Reforma que nasce a universidade,que se identificou facilmente com a sociedade e sua cultura,apesar de ser influenciada pelo dogmatismo que a igreja católica exercia naquela época.Mas mesmo assim foi la que começou um ambiente de universidade de discussões abertas e especificações de certas disciplinas.
Grande parte do onhecimento ensinado naquela época girava em torno da fé,religião e estudos filosóficos,e também era vigiado de perto pela igreja católica.
No século XVIII surge o movimento iluminista que questionava o tipo de saber e no seculo XIX a universidade napoleônica na frança que se caracterizava pela perda do sentido unitário e se voltava num caráter profissionalizante.
Com a industrialização surge a mentalidade voltada para a pesquisa cientifica ,onde o marco dessa transformação acontece em 1810 com a criação da universidade de Berlim,por Humboldt,com o objetivo de preparar o homem para descobrir,forfmular e ensinar a ciência.
Em 1851 o cardeal Newma,fundador da universidade de Dublin,Irlanda,sonha com a universidade seja o ligar de ensino do saber universal,buscando uma universidade que seja o