RESUMO DO ARTIGO: BIOMECÂNICA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE APROXIMAÇÃO
CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA
NUCLEO DE EDUCAÇÃO FISICA E DESPORTO – NEFD
REESUMO DO ARTIGO:
BIOMECÂNICA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
POSSIBILIDADES DE APROXIMAÇÃO
ALINE LIRA
RAYZA DE BARROS
NAILSON PIMENTA
MICAELA SOUZA
RECIFE, 2014
RESUMO
O artigo tem como objetivo mostrar as possibilidades de relação entre biomecânica e educação física escolar defendendo a importância do conteúdo na pratica pedagógica do professor e educação física e podendo auxiliar na solução de problemas frequentes com conhecimento a biomecânica. Freitas e Lobo da costa, enfatizam que os próprios PCN’s enfatizam a importância do conteúdo da biomecânica na escola, porem, não de forma detalhada. Outros autores consideram essencial para o desenvolvimentos e socialização dos alunos. os conteúdos de natureza conceitual da biomecânica é composto pelo conhecimento do movimento e devem ser aplicadas na realidade do aluno. A dimensão atitudinal propõe ao alunos a valorização dos conhecimentos aderidos para uma pratica consciente enquanto a dimensão procedimental é composta por técnicas, habilidades e procedimentos que devemos saber executar.
É possível perceber que a biomecânica faz parte do nosso cotidiano apartir da aplicação dos conceitos básicos da mecânica, como velocidade, movimentos lineares e angulares.
O movimento linear ou de translação é caracterizado pelo movimento em que as partes de um objeto percorrem a mesma distância na mesma direção ao mesmo tempo.
Para se estudar a velocidade do movimento, é necessário estabelecer o tempo necessário para o deslocamento e, especificamente para a velocidade angular, o eixo em torno do qual se estudará o movimento.
A velocidade linear de um ponto sobre um corpo em rotação é o produto da distância daquele ponto até o eixo de rotação pela velocidade angular do corpo em torno do eixo.
O conhecimento de todos esses conceitos permite que se entenda melhor qualquer implemento