Introdução ao software RMS de simulação de reservatórios de petróleo
I SEMANA DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO DA UNIVERSIDAE CATÓLICA DE SANTOS
SIMULAÇÃO DE RESERVATÓRIO NO RMS
CAMPO EMERALD, MAR DO NORTE
Introdução
Gabriel Augusto Forati Sarcinella1, Pedro Criado Oliveira2
Universidade Católica de Santos gabriel.augusto.forati@gmail.com1, pedrocriadooliveira@gmail.com 2
O software RMS desenvolvido pela Roxar é um simulador de reservatórios cujo foi utilizado com objetivo de um estudo de caso do campo emerald no mar do norte onde foi desenvolvido uma série de atividades que o software oferecia. Com propriedades do reservatório real, foi interpretado a sísmica no plano cartesiano estimando os horizontes e as falhas, com os dados de poço foi possível a correlação estratigráfica e o desenvolvimento da planilha de dados com possibilidade de plotar suas propriedades como as fácies ou dados de perfilagem. O modelo estrutural foi gerado e assim foi possível a identificação das zonas entre os horizontes, o que facilita a interpretação e o desenvolvimento do campo.
O principal objetivo deste estudo foi desenvolver o grid, trata-se do reservatório em si dividido em milhares de células (pequenos blocos), para isso foram necessárias todas as atividades anteriores citadas, este grid contém em cada célula as propriedades físicas do reservatório, além de muito útil para interpretações e decisões futuras, este grid é utilizado como dado de entrada para simuladores de fluxos como Tempest.
Materiais e Métodos
Para estudo foi necessário o software RMS desenvolvido pela Roxar e conhecimentos adquiridos na universidade sobre modelagem e simulação de reservatórios, propriedades das rochas e minerais, geologia básica, geologia do petróleo e outras..
Resultados
Apesar de ter sido o campo emerald do reservatório do mar do norte, a técnica e a metodologia aplicada para o desenvolvimento do grid são as mesmas. Os resultados foram interpretações correlacionadas dos poços e interpretações com bases em visualizações 3D