Universidade e ciencia
Para entender a trajetória da Universidade, como instituição, contextualizamos durante nosso estudo os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil.
Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro.
A Reforma Universitária de 1968, apesar de ser reconhecida por muito com um processo autoritário, prejudicando a expansão do ensino público superior e ampliando as faculdades privadas, trouxe considerável avanço na modernização da educação superior brasileira, determinando que as instituições de ensino superior adotassem um modelo de Universidade moderna, que associassem ensino e pesquisa e contemplasse diversas áreas do conhecimento. Podemos compreender melhor tal modernização na síntese de Carlos Benedito Martins, que em seu Artigo “uma reforma necessária”, detalha algumas importantes mudanças, como implantação da carreira docente e da pós-graduação, modernização de uma parte significativa do sistema de ensino superior, de modo destacado em determinadas universidades públicas, onde se tendeu a concentrar o essencial da atividade de pesquisa realizada no país. Ainda segundo o autor, houve um sensível avanço na profissionalização da carreira acadêmica e na institucionalização da pós-graduação nacional, que atualmente é considerada pelos especialistas como a melhor da América Latina. Ao mesmo tempo, na medida em que não conseguiu expandir a oferta do ensino público, a reforma abriu espaço para a expansão do setor privado laico, que teve uma acolhida bastante favorável pelo antigo Conselho Federal de Educação (CFE).
Questão 2 (3,0 pontos)
Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a