UNIVERSIDADE TECNOLOGIA DA INFORMA AO
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Tecnologia da informação e comunicação.
MAIO – 2015 BRASILÉIA – AC
JOCELI DA FROTA BRITTO - 21355945
MAIO – 2015
BRASILÉIA – AC
Tecnologia da informação e comunicação.
A sociedade da informação, na qual atualmente vivemos, caracteriza-se pela necessidade de respostas rápidas, com a informação percorrendo longas distâncias em frações de segundo. Tal explosão de informação acaba criando um desafio no que tange ao seu gerenciamento, gerando a necessidade de definições e a racionalização de processos afins para o alcance dos objetivos das organizações. Como reflexo, o setor público vivencia um período de possibilidades de ampliação da transparência e do controle pelo cidadão.
Tecnologia da informação e comunicação pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância).
O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos.
Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos.
Através do trabalho colaborativo, profissionais distantes geograficamente trabalham em equipe. O intercâmbio de informações gera novos conhecimentos e competências entre os profissionais.
Novas formas de integração das TICs