Universidade Paulista
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA.
Disciplina: Eletricidade Básica
Primeira lei de Ohm.
19-Mar-2015
Quinta-feira
Resumo:
Neste relatório, aplicamos a teoria e a pratica sobre as leis de ohm, através das medições de Tensão U [V], Corrente I [A] e Resistência R[Ω].
Aprendemos também a utilizar o voltímetro e o amperímetro nesses circuitos, e fazer a determinação experimental de resistência equivalente. Foram realizadas experiências ligando resistores a uma fonte de corrente continua, onde variando a tensão se obtém uma variação na taxa de corrente. A experiência descrita e discutida a seguir tem como principal objetivo mostrar comportamento da corrente, tensão e da resistência elétrica em circuitos, aplicando as formulas das leis aqui descritas.
Introdução teórica:
Seguindo os conceitos básicos de eletricidade onde: Corrente elétrica é o movimento ordenado de produtores livres no interior de um condutor elétrico. Podemos trabalhar em aula pratica, desenvolvendo testes de resistência e corrente elétricas aplicando a lei de Ohm.
Segundo Almir Wirth L. Junior (2009, p.09) “Resistencia elétrica é a característica de um meio físico que reage a passagem de uma corrente elétrica nesse ambiente. Os corpos bons condutores tem pequena resistência elétrica, enquanto que os corpos maus condutores possuem uma elevada resistência elétrica, em consequência dos fatores já detalhados anteriormente.
Corrente elétrica é o deslocamento de cargas dentro de um meio físico condutor quando existe um ddp entre as extremidades desse condutor elétrico. Esse deslocamento ocorre para tentar restabelecer o equilíbrio de energia elétrica.
Muitos autores preferem apresentar seus trabalhos considerando o sentido convencional de corrente elétrica (do potencial elétrico positivo para o potencial elétrico negativo ). Como, na realidade, o que ocorre é