UNIVERSIDADE PAULISTA
Lidiany de Fátima Franco RA: C4571J9
Curso: Fisioterapia
PSICOLOGIA APLICADA Á FISIOTERAPIA
FICHAMENTOS
PSICOLOGIA E HISTORIA
Esta história pode ser mais ou menos longa para os diferentes aspectos da produção humana . No caso da Psicologia, a história tem por volta de dois milênios. Compreender, em profundidade, algo que compõe o nosso mundo significa recuperar sua história. O passado e o futuro sempre estão no presente, enquanto base constitutiva e enquanto projeto.
Para compreender a diversidade com que a psicologia se apresenta hoje, é indispensável recuperar sua história. A história de sua construção está ligada, em cada momento histórico. Á contribuição de inúmeros homens, que num tempo anterior ao presente, fizeram indagações, realizaram descobertas, inventaram técnicas e desenvolveram idéias,isto é, por trás de qualquer produção material ou espiritual, existe a História.
A PSICOLOGIA ENTRE OS GREGOS: OS PRIMÓRDIOS
A história dos pensamento humano tem um momento áureo na Antiguidade, entre os gregos,particularmente no período de 700 a.C. até a dominação romana,ás vésperas da era cristã. Os gregos forma o povo mais evoluído nessa época. Permitiu a construção das primeiras cidades-estada.
Tais avanços permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito,como a filosofia e a arte. Platão e Aristóteles,dedicaram-se a compreender esse espírito empreendedor do conquistador grego. O próprio termo psicologia vem do grego psyché,que significa alma, e de logos,que significa razão. Psicologia significa “estudo da alma’’. A alma ou espírito era concebida como parte imaterial do ser humano e abarcaria o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, os desejo,a sensação e percepção.
Mas é com Sócrates que a Psicologia na Antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais, mas a principal característica humana era a razão. O passo