SS Desafio
POLO: CAMPUS MARIA CÂNDIDA (MC) - INIBERO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I e FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.
DESAFIO PROFISSIONAL
São Paulo / SP
2014
SUMÁRIO
Passo 1.......................................................................................Pág 3
Passo 2.......................................................................................Pág 4
Passo 3.......................................................................................Pág 5
Referências................................................................................Pág 6
PASSO 1
O movimento de reconceituação envolveu elaboração por um grande número de profissionais na busca de fundamentos de novos conhecimentos e teorias baseado em uma concepção de homem e de mundo e na formulação de novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerente com um novo posicionamento.
O serviço social posteriormente ao desenvolvimento difundiu uma nova visão das possibilidades da profissão e das funções do assistente social, no sentido de reformulações teóricas e práticas, seja operacionalização da nova proposta ao posicionamento ideológico o que é uma conquista que surgiu com o movimento de reconceituação. Essa fase da reconceituação foi marcada por analise criticas ao serviço social tradicional e ao sistema vigente que envolveu impasse, crises e ganhou vitalidade com questionamento, contestações reelaborações que delinearam diferentes fases provocando ruptura e reclamando novas abordagens.
O movimento de reconceituação foi um movimento que aconteceu nos países latinos Americanos, constituiu em um movimento de crítica ao positivismo e ao funcionalismo e a fundamentos da visão marxista da história e estrutura do serviço social. Esse movimento trouxe para os assistes sociais a identificação político ideológico da existência de lados antagônicos, duas