UNIVERSIDADE FUMEC
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DE OPERAÇÃO E PRODUÇÃO
SALA: 11-5NB SL210
PROFESSOR: DR. JERSONE TASSO MOREIRA SILVA
ALUNO: LEE DISNEY PENA MANSUR JUNIOR
1) Na Revolução Industrial foram inventadas as primeiras maquinas que possibilitaram as linhas de produção e o aumento das industrias. Com o aumento da produção da produção se percebeu a necessidade de uma gestão mais eficaz, a partir daí surgiu o conceito que conhecemos como gestão de operação. Mas isso não significa que que antes não houvesse a preocupação com operação das industrias. O que aconteceu hoje é que a um estudo para que cada dia as operações das industrias melhorem mais.
2) O setor automotivo sempre foi um símbolo de economia brasileira, podemos até mesmo saber como a economia brasileira está por causa das montadoras. Se as montadoras estão empregando bastante pessoas a economia está aquecida, se ela está empregando poucas pessoas a economia está fraca. A crise econômica que se passou por 2008/2009 pouco atingiu ao Brasil, tanto que foi um ano que recebemos recursos que seriam aplicados em outros países.
3) Nos anos de 1960 as empresas japonesas ganharam níveis de competitividade maiores e começaram a ameaçar o mercado mundial. Com relação as empresas americanas a gestão de operação, deixaram de ser operacionais e passaram a ser estratégicas.
4) Gestão da produção e operação ocupa-se das atividades de gerenciamento estratégico dos recursos escasso de sua interação e dos processos que produzem empregos e bens de serviços, visando atender a necessidade de qualidade, tempo e custos.
5) Sistema de produção e qualquer coleção de interação de elementos que funcionam para alcançar um objetivo comum para que possa evoluir no tempo. Sistema é um conjunto de elementos dinâmicos relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo.
6) Componentes de sistemas:
a) Fronteiras: São os limites do sistema, que podem ter existência física ou apenas uma