Universidade Fumec
JULIANA MAGLIONI DOMINGUES
ATIVIDADE AUTOINSTRUCIONAL
CASE FOX
Belo Horizonte
2015
Respostas:
1- Fraquezas: Com o novo governo nos anos 90, trouxe um ambiente mais competitivo e então as empresas apostaram em fazer carros médios e de luxos. A Volkswagen também seguiu nesse mesmo cenário e apostou no Polo e no Golf,mas a demanda por carro melhores não aconteceu e a estratégia não funcionou e a produção da marca caiu.
A marca Volkswagen era posicionada e liderada devido aos seus carros de fácil manutenção, econômico e preço acessível. Mas isso tinha se tornado uma comodidade para o consumidor e só isso já não era mais suficiente para continuar posicionado. O consumidor buscava agora design e beleza.
Forças: Nos anos 60, fusca era uma paixão nacional, tornou-se líder de mercado, a Volkswagen atingia 60,7 % da frota de veiculo do país.
O sucesso da empresa estava em seu posicionamento claro perante os consumidores: carros com mecânica robusta, de fácil manutenção, grande economia de combustível e com preços competitivos.
Em 1970 atingiu a marca de 1 milhão de automóveis produzidos.Dez anos mais tarde a empresa lançou o Gol, que desde 1986 mantém a posição de mais vendido e lançou novos produtos
Contratou a empresa Ipsos para realizar um estudo de segmentação atitudinal e com isso a empresa conseguiu conhecer o perfil do consumidor (Entusiasta por status, essencialista,sensato e guiado pela imagem).
A análise de todo o contexto mercadológico e as mudanças internas contribuiu fortemente no desenvolvimento de um novo carro.
Assim, ao introduzir o Fox, a VW estrategicamente diminuiu a produção do Gol para facilitar a entrada do Fox.
O Fox chegou ao mercado como pioneiro no conceito DAP
O Fox superou as expectativas: o mercado absorveu o novo carro e dobrou de tamanho. o Fox representa 60% do mercado de carros 2 portas.
Mesmo diante do sucesso, a VW não deixou de fazer a pesquisa Early Buyer,realizada sempre três meses depois do