Universidade Federal Do Parana R
Lançamento Horizontal (Movimento Parabólico)
Nome: Andressa Maciel Ferreira
Identificação:GRR20084879
Professora: Neide Kuromoto
Grupo I
Curitiba, 04 novembro 2009 Introdução
Ao lançarmos um projétil horizontalmente, consideramos seu movimento para um referencial inercial, o movimento poderá ser descrito vetorialmente e a força que nele atua é a peso, que permanecerá constante. No experimento , o vetor posição é descrito bidimencionalmente entre dois eixos do plano cartesiano (x, y) e por conta da gravidade exercida durante todo o movimento durante o lançamento o corpo descreverá uma velocidade inicial Vo.
A melhor forma de analizar conceitos físicos do movimento parabólico é através da cinemática, porém, a dinâmica é que descreverá melhor o movimento como um todo pois não despreza todas as forças ao qual o corpo está sujeito.
“Segundo a proposição de Galileu, além do projétil descrever um movimento parabólico sob influência da gravidade, o movimento do mesmo pode ser descrito separadamente em cada um dos eixos de referência”. Com base na proposição de galileu, o projétil descreverá o movimento uniforme na horizontal (x) e uniformemente variado na vertical (y). Dadas as equações da cinématica de cada movimento;
(Equação 1) – Movimento uniforme;
(Equação 2) – Movimento uniformemente variado;
A substituição do t (tempo) da (Equação 1) na (Equação 2), resulta na equação usada para determinar a velocidade inicial em que o projétil deixa a rampa: