Universidade Federal de Sergipe
Disciplina: Sistemática da Leitura Infantil Professora:Marcia
Aluno: Marcelo da Silva Santos
Resenha: O processo de Leitura: da decodificação à interação
Na minha visão a leitura é muito importante, pois ela traz muitos benefícios inquestionáveis para os seres humanos, além de ser uma forma de lazer e de prazer do conhecimento e enriquecimento cultural de ampliação de condições no convívio social e de interação.
Devemos considerar também além disso, que a aprendizagem da leitura é basilar para a aprendizagem de todas as disciplinas do currículo escolar, sendo assim acreditamos que o desenvolvimento do interesse e capacidade de leitura pode contribuir, automaticamente para o sucesso da escolarização.
Foi divulgada por uma revista de grande circulação no Pais recentemente que, o melhor termômetro para medir a aprendizagem do estudante segundo especialistas e: sua capacidade de ler e interpretar um texto.
O Brasil não vai bem , segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em uma pesquisa internacional que foi realizada em 40 paises, os jovens brasileiros ficaram na 37ª posição em testes de leitura. Tais dados apontam para a dificuldade das escolas brasileiras em cumprir a sua função mais elementar que é de ensinar a ler.
Definir leitura não é uma tarefa fácil, porém poderíamos tentar explica-la de uma forma bem simplista: leitura é o que acontece quando uma pessoa olha para um texto qualquer e atribui sentido aos símbolos gráficos nele inseridos. A leitura é uma atividade complexa, leitura deve ser entendida como um processo ativo e dinâmico. A leitura é muito mais do que a simples ação de apropriação de significado, diante de tais informações, parece claro que a leitura deve ser entendida como processo e não como produto.
Podemos também concluir que a leitura é um processo dinâmico e social, para entender melhor como a leitura deixou de ser considerada uma mera decifração de significados , diferentes linhas teóricas tratam