Universidade Federal de Itajub relat rio de 19 de maio
Instituto de Física e Química- IFQ
Química Licenciatura
Experimento -7:
CINÉTICA QUÍMICA.
Disciplina: Qui017- Química Geral Experimental
Turma: P1
Professor: Doutor Guilherme Ferreira de Lima
Nomes: Tainara Apª Nunes e Mateus Vinicius Silva
Matrículas: 34244 e 35158
Data do experimento: 12 de maio de 2015
Itajubá, 19 de maio de 2015.
Introdução
A cinética química é a área da química que esta preocupada com as velocidades, ou grau de velocidade das reações, que acontecem de maneira bem diferente umas das outras. Um exemplo é o das reações de explosão que ocorrem em segundos, e por outro lado as reações de corrosão que levam anos.
Como as reações envolvem a quebra e a formação de ligações, a velocidade fica dependente da natureza dos reagentes entre si. Se a velocidade da reação modifica-se as colisões que estão ocorrendo entre os átomos geometricamente favoráveis também modificam e, portanto a reação ocorrerá mais rápida ou mais lentamente. Sendo assim os fatores que influenciam a ocorrência da reação são:
1. A temperatura na qual a reação ocorre. A velocidade é diretamente proporcional ao aumento da velocidade e, portanto quando ocorre aumento da temperatura essa faz aumentar as energias cinéticas das moléculas. Quanto mais as moléculas se moverem mais se chocarão umas com as outras ocasionando aumento da energia e da velocidade de reação.
2. O estado físico dos reagentes: Para que aja uma reação os reagentes têm de entrar em contato um com o outro. Quanto mais rapidamente as moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem e sendo assim quanto maior a área de contato mais rápida será a reação. Pode-se dizer que os sólidos reagem mais rápido que os líquidos e os gases. A maioria das reações que consideramos é homogênea, envolvendo gases, ou soluções líquidas.
3. As concentrações dos reagentes. Quando se tem determinada concentração de um o mais reagentes e essa é aumentada consequentemente haverão mais átomos na solução e