Universidade Federal De Alfenas
Química Geral
Técnicas de Laboratorio
Alunos: 1º Período Química Bacharelado
Matheus Marques RibeiroLeonardo Felipe Silva Borges
Professora Responsável: Márcia Regina
Alfenas 2010
Introdução
Ao se tratar de medidas de vidrarias, achamos muito simples. Mas olhando mais profundamente nisso, podemos ver que uma leitura errada pode causar erros nos desenvolvimentos dos experimentos químicos.
O ponto de fusão designa a temperatura à qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido nas condições normais de pressão, coexistindo ambas as fases (sólida e líquida) em equilíbrio e o ponto de ebulição designa a temperatura em que uma substância passa do estado líquido ao estado gasoso.
O ponto de fusão, a uma determinada pressão, é um valor constante, característico de uma substância pura, e por isso a sua determinação constitui um método para calcular o grau de pureza da mesma substância. Com isto, se ao determinamos o ponto de fusão de uma substância que pensamos ser pura e durante a sua fusão existirem variações de temperatura superiores a 1oC, a substância não pode ser considerada pura.
O ponto de ebulição não tem a mesma importância para a caracterização ou critério de pureza de uma substância quanto o ponto de fusão, mas tal como no ponto de fusão quando se determina o ponto de ebulição de uma substância pura não é admissível que surjam variações na temperatura superiores a +/- 1oC.
Objetivos:Manusear as vidrarias, técnicas laboratoriais, incluindo medidas de volume, Identificar uma substância pura de um mistura através do ponto de ebulição.
Parte Experimental:Pegamos um bureta de 25 ml, colocamos 20 ml de água destilada através de uma bisseta, transferimos para um béquer de 50 ml, anotamos o valor. Utilizamos uma pipeta graduada de 20 ml, colocamos 20 ml de água e transferimos para um béquer de 50 ml, anotamos o valor. Utilizamos um béquer de 50 ml, colocamos 25 ml de água, transferimos para uma proveta. Enchemos uma bureta,