UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARAN
PAULA CRISTIANE RITA DE SOUZA
RESUMO:
ESPAÇO, UM CONCEITO-CHAVE DA GEOGRAFIA
ROBERTO MONTEIRO CORREA
Campo Mourão
2013
Espaço, Um Conceito-Chave Da Geografia
No Novo Dicionário Aurélio, por exemplo, o verbete tem 12 acepções distintas e diversos qualificativos, a expressão “espaço” pode ter diferentes significados que abrange uma série de significações distintas que podem ser encontradas em diversas áreas da ciência. Já a expressão espaço geográfico ou apenas espaço esta associada a diferentes escalas no sentido de localização, porem seus conceitos racionais estão diretamente vinculadas às diversas correntes do pensamento geográfico.
A geografia é uma ciência e como tal possui uma diversidade de conceitos-chave que se referem à ação humana modelando a superfície terrestre, conceitos amplamente debatidos dentro e fora da geografia, o espaço foi concebido na geografia tradicional, depois ocorreu a revolução teorético-quantitativa, e na seqüência o conceito de espaço n âmbito da geografia fundada no materialismo histórico e dialético, e por último, como os geógrafos humanistas e culturais abordaram o espaço.
Espaço e a geografia tradicional
Os debates a cerca desses temas envolviam geógrafos vinculados ao positivismo e ao historicismo. O conjunto de correntes que caracterizou a geografia no período entre 1870 a 1950 quando ocorreu a revolução teoretico-quantitativo é denominado como geografia tradicional.
Ratzel e Hartshorme citam o conceito de espaço em suas obras. O primeiro diz respeito à apropriação de uma porção do espaço por um grupo, enquanto o segundo expressa necessidades territoriais de uma sociedade devido a seu desenvolvimento tecnológico, do total de população e dos recursos naturais.
Espaço e a geografia teorético-quantitativa
O conceito espaço é considerado sob duas formas, planície isotrópica construção teórica de espaço derivada do paradigma racionalista e