Universidade Estadual Do Oeste Do Paran
Acadêmica: Anna Suelyn
Professora: Julia Malanchen
Matéria Organização do Trabalho Pedagógico – OTP II
Tema:
Escola Tradicional – Newton Duarte
Foz do Iguaçu – Pr.
GRAMSCI, SAVIANI E SNYDERS COM A TEORIA PEDAGÓGICA DA ESCOLA TRADICIONAL.
FICA EVIDENTE A NECESSIDADE DE FAZER UMA DISTINÇÃO DA TEORIA PEDAGOGICA E O QUE O SENSO COMUM PEDAGOGICO COSTUMA ATRIBUIR A ESCOLA TRADICIONAL, O QUE APRESENTA NA TEORIA NÃO É O QUE SE VÊ NA PRATICA TRADICIONAL.
O QUE SE VÊ NA PRATICA NA ESCOLA TRADICIONAL É O LADO NEGATIVO, E FICA FACIL CRITICAR A ESCOLA TRADICIONAL COM ESSE ASPECTOS NEGATIVOS.
Com Gramsci, uma das questões é a distinção de instruir e educar, uma distinção feita pela escola nova criticando a escola tradicional de somente instruir os conteúdos escolares, se preocupava só em ensinar e não EDUCAR. Com essa distinção, a educação seria algo maior do que só instruir, ensinar os conteúdos. Aborda essa questão dizendo que foi feita de maneira exagerada. Como se fosse um recipiente vazio e encher de conhecimento, a escola novista diz que a criança é um ser ativo e não passivo. Como se uma criança fosse sobre carregada de conteúdos e nada dela se aproveitasse não conseguindo realizar uma atividade, um ser passivo. E quando a criança consegue desenvolver algo sobre o que lhe foi ensinada, um ser ativo. Gramsci com essa questão promove mostrar que esses ensinos seria um acumulo de conteúdos, ele mostra na forma de organização escolar, que se formaram a partir do ensino da sociedade burguesa, se organizou de uma maneira que o ensino é também educação, que instruir também é educação.
Ele mostra que o currículo da escola elementar, foi organizado a partir que o trabalho é a ação dos seres humanos transformando a natureza, assim se organizando em sociedade desenvolvendo formas de sociedade, em