UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA QUÍMICA
WILLIAM DA ROCHA MELLO NETO
E
GABRIEL FIGUEREDO DE SOUZA
OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA E SUA DESCRIÇÃO
COMBUSTÃO DE UMA VELA
ILHÉUS-BAHIA
2015
OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA E SUA DESCRIÇÃO
COMBUSTÃO DE UMA VELA Parte 02 A
1 Quais as conclusões a tirar desta experiência?
Que toda queima de um composto a base de carbono necessita do gás oxigênio para ocorrer; que nessa queima libera água e gás carbônico; e que o próprio gás carbônico “sufoca” a chama da vela, fazendo com que a combustão cesse.
2 As provas colhidas eliminam a possibilidade de ser outra coisa diferente da água a provocar as transformações observadas? Explicar a resposta.
Eliminam. Pois quando colocamos a fita contendo cloreto de cobalto no tênue filme provocado pela vela, esta fita ganhei uma cor rosada. E quando colocamos a mesma fita de cloreto de cobalto em um béquer contendo apenas água destilada, a fita assumiu a mesma cor rosada. Então, confirma-se que foi de fato a água que fez ocorrer tais acontecimentos supostos, e não outra substância que estava envolvida na reação.
3 Se o filme líquido for água, qual a sua origem?
O oxigênio vem do gás oxigênio presente no ar atmosférico, e os átomos de hidrogênio vêm do hidrocarboneto, no caso a cera, que contém em sua estrutura apenas carbono e hidrogênio.
4 Seria de esperar que se produzisse água se tivesse posto debaixo do copo um aquecedor elétrica em vez de vela? Explicar resposta.
Não. Pois o aquecimento pelo aquecedor elétrico não seria uma combustão, muito menos uma combustão a base de carbono.
Parte 02 B
5 Comparar o tempo necessário para extinguir a chama da vela quando se usa um béquer de litro e quando se usa um béquer de 500ml. Que generalização é possível?
Que quanto maior o volume do recipiente que limita o espaço da combustão maior será o tempo de queima.
Parte 02 C
6 Mostrar como estas