Universidade Estadual De Santa Cruz
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Volumetria de Neutralização
Rodrigo B. C. Brandão
Pedro Felipe
Ilhéus
Mar/2013
INTRODUÇÃO
A volumetria é um método de análise química quantitativa que consiste na medição do volume de uma solução, permitindo determinar a concentração de uma solução desconhecida. Uma substancia é adicionada a outra gradualmente até que se atinja a quantidade estequiométrica. O processo de medição de volumes é conhecido por titulação.
Titulação é uma das técnicas utilizadas pela volumetria para determinar a concentração de um soluto. Existem vários tipos de titulação, dentre elas por ácido-base, na qual um ácido reage com uma base, ou titulação redox, na qual a reação é entre um agente redutor e um agente oxidante. Para determinar o ponto de equivalência de uma titulação do tipo ácido-base são usadas quantidades de substâncias denominadas indicadores.
Uma das substancias utilizadas para determinar o ponto de equivalência é afenolftaleína (C20H14O4). A substancia apresenta mudança de coloração de incolor para rosa entre pH 8,2 e 9,8 podendo variar de acordo com a temperatura.
Objetivo
Avaliar o teor da acidez do vinagre e constatar, se esta de acordo com os padrões permitido pela ANVISA.
Determinar o volume de NaOH necessário para neutralização do ácido acético.
Materiais
Balança analítica
Vidro de relógio
Béquer
Espátula
Balão volumétrico de 250 mL
Erlenmeyers de 250 mL
Bureta de 25 mL
Resultados e Discussão
Procedimento experimental
1ª Parte
Solução Base (NaOH)
Primeiramente pesou-se em uma balança analítica com o auxílio de uma espátula de vidro e um vidro de relógio, 0,4 g de Hidróxido de Sódio (NaOH).
Após a pesagem dissolveu a massa do hidróxido de sódio (NaOH) em um béquer com um pouco de água destilada.
Posteriormente transferiu o mesmo para um balão volumétrico de 250 ml. Lavou-se duas ou três vezes a parede interna do béquer, para se certificar que todo o