UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING UEM
Aparecida da Penha de Melo Boscariol
ANTROPOLOGIA, CULTURA E EDUCAÇÃO
Maringá – Pr
2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM
Aparecida da Penha de Melo Boscariol
ANTROPOLOGIA, CULTURA E EDUCAÇÃO
Trabalho acadêmico, apresentado à disciplina de Antropologia, Cultura e Educação, do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – Paraná, sob a orientação dos Profos. Ma. Cibele Abdo Rodella; Dra. Ivana Veraldo, para efeitos de avaliação (semestral).
Maringá – Pr
2015
AS DEFINIÇÕES DE RELIGIÕES
Aparecida da Penha de Melo Boscariol
UEM- Universidade Estadual de Maringá -PR
Ao estudar o capitulo 5: “A diversidade Cultural nas manifestações religiosas”, como também o capitulo 6: “Crenças e religiões”, tratam do tema da religião e a importância dos mesmo para o estudo da antropologia, da própria historia e a sociologia e das ciências sociais. O autor do capítulo 5 defini religião pelo modo apofático, ou seja, em vez de dar uma definição concreta do termo a ser estudado, coisa que segundo ele não é fácil, prefere recorrer para a linha negativa e dizer o que religião não é. Sendo assim conclui que religião não é ciência, não é engano, que religião não se confunde com instituição religiosa e que não envolve necessariamente o culto á Deus e a crença nas almas. Os dois textos preferem abster-se da definição e da própria etimologia da palavra religião: “Religião (do latim religare, significando religação com o divino) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais”.
Os dois capítulos estudados concluem que a identidade de um povo e especialmente no Brasil é formada em grande parte graças á religiosidade, entendida como religião. Os autores preferem falar dos símbolos que caracterizam as religiões, que definirem cada uma, os autores do capítulo 6 até fazem um breve percurso histórico