Universidade Est Cio De S 1
Trabalho de Curso submetido à Universidade Estácio de Sá como parte dos requisitos necessários para apresentação de pesquisa realizada pelo grupo. Sob a orientação do Professor Wagner Pereira Gomes.
Rio de Janeiro, 2015
Universidade Estácio de Sá
Curso de Química Formação Profissional Nível Técnico-Pronatec
ELETRÓLISE ÍGNEA
Eletroquímica
Técnico em Química
Universidade Estácio de Sá Campus Barra II–Parque das Rosas
Disciplina: Corrosão
Docente: Wagner Gomes
Discentes: Ana Perpétuo, Ana Silvestre, Andréia Cristina, Ane Martins, Davi, Elaine Cristina, Érica Mathias, Fabiano dos Santos, Fernanda Gonçalves, Talita Santos, Thaisa Lima, Thaynara Castro, Vitor Vale, Samira Carvalho.
Resumo
A eletroquímica é um ramo da Química que estuda o aproveitamento das reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, para a formação de corrente elétrica, bem como o processo inverso: formação de energia química por meio da energia elétrica.
A Eletroquímica está presente em nossa vida mais do que imaginamos. Basta olharmos para o relógio da parede, celulares, computadores e para o próprio automóvel e lá está ela. Encontra-se disponível em pilhas, baterias, enfim, em todos estes dispositivos que dão vida a tantos utensílios que usamos em casa, no trabalho e nas horas de lazer. Está presente na medicina (marca-passo usado por pacientes com problemas cardíacos), na Indústria (galvanoplastia - processo usado para cromar peças de automóveis e na fabricação de semi-jóias), em casa (brinquedos infantis, lanternas, controles de TVs, portões eletrônicos, etc.). Se não fosse a eletroquímica, nenhum deles existiria. A Eletroquímica costuma ser dividida em duas partes: Conversão de energia química em energia elétrica e conversão de energia elétrica em energia química.
Tratando essa primeira do estudo das pilhas (ou células eletroquímicas) e baterias, que são dispositivos onde são colocadas espécies químicas para reagirem