Unity
Conteúdo
1. Bom, o que é a Unity?
A Unity 3D é um motor de jogos (game engine) que possibilita o desenvolvimento de jogos. Assim como toda game engine ou 3D engine, ela facilita o desenvolvimento de jogos pelo fato de o desenvolvedor não precisar programar diretamente para DirectX ou OpenGL, pois ela já faz isso para você.
A Unity pode fazer jogos para produtos da Apple (Mac, IPhone, IPod, IPad), da Microsoft (Xbox, Windows), da Google (Celulares com Android), da Sony (Playstation 3), da Nintendo (Wii) e para Navegadores Web (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera e Safari).
Além dessa portabilidade, a Unity possui uma grande quantidade de ferramentas e é muito fácil de trabalhar com ela, pois além de ser visual(não apenas baseada em código como a Irrlicht, por exemplo) a interface é bastante amigável. Ela possui uma ferramenta de script baseada no Mono (ferramenta para desenvolver e executar aplicações .NET cliente e servidor em diferentes plataformas), possibilitando a programação em C#, Javascript e Python.
A Unity também permite a criação de Shaders com a linguagem SharderLab,Cg da NVidia, GLSL para o OpenGL e trabalha também com Shader Mode. O subsistema de simulação física é o PhysX, também da NVidia. Ela usa também bibliotecas Direct X, Open GL para renderização 3D e OpenAL para áudio.
Outro ponto forte da Unity é a importação de arquivos. Ela importa em vários formatos, tanto 2D quanto 3D o que exclui o trabalho de ter que exportar alguma arte antes de importar na Unity. Ela aceita os arquivos dos seguintes programas:
Blender: .blend
Autodesk 3DS Max: .max
Autodesk Maya: .mb or .ma
Maxon CINEMA 4D: .c4d
Cheetah3D: .jas
Luxology Modo 3D: .lxo *a partir do modo 501
NewTek LightWave: é necessário exportar para .fbx utilizando o plugin para exportar para fbx do LightWave.
Unity também lê arquivos .FBX, .dae, .3DS, .dxf e .obj. também aceita o .collada. Para arquivos de textura (arquivos