Unitização de cargas
O presente trabalho de graduação com metodologia voltada para o estudo de caso, explorar o transporte de cargas e as embalagens unitizadas ou individuais, e visa viabilizar o transporte com o menor impacto nas entregas, otimizando o tempo e minimizando os custos transportando pequenos volumes em uma única carga com dimensões padronizadas, cuja movimentação é feita por meios mecânicos e em uma única viagem, reduzindo o tempo de permanência nos portos e estradas.
Este pode ser um ganho para as empresas de logística que pensam no transporte terrestre problemático que temos atualmente, com vias danificadas e esburacadas, problemas diários com faróis e custos com manutenções de caminhões e mão-de-obra, levando em consideração as avarias constantes que ocorrem durante o transporte devido ao problema nas vias nas mercadorias a serem transportadas. Assim como o crescimento da humanidade a embalagem vem se desenvolvendo para otimizar o aproveitamento dos alimentos e insumos demandado, e a tecnologia tem cooperado grandemente tornando-as cada vez mais eficientes e estratégicas. Muitas destas embalagens acompanham o produto até o destinatário final como os centros de distribuições.
Frente à competitividade do mercado, a embalagem tornou-se estratégia para os negócios no que diz respeito á eficiência de envase, venda e distribuição.
Segundo Reinaldo A. Moura(2007) o Brasil perde entre 10% a 15% de sua receita de exportação devido a embalagem deficientes. A principal causa desse prejuízo é a falta de consciência empresarial.
Este trabalho de graduação busca analisar o transporte unitizado de cargas em comparação ao transporte unitário de mercadorias, com o intuito de tornar viável para qualquer empresa este sistema de movimentação de cargas, para tanto existem variáveis formas de unitizar e transportar as mercadorias as quais serão estudas e analisas no decorrer do trabalho.
O presente trabalho de graduação tem como objetivo geral analisar sobre o