sistema de distribuiçao- curva de carga
CENTRO DE TECNOLOGIA
ESP-1029- SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NOME: ALEXANDRE DENARDIN
1) Essa curva de carga foi baseada na análise do consumo diário no verão,com utilização de ar condicionado, em uma apartamento onde residem duas pessoas,com um 1 ar condicionado, 2 televisões , 1 geladeira , um chuveiro e demais aparelhos.
2) A curva de carga obtida representa o consumo o consumo de um mercado de porte pequeno/médio, com os horários de maior pico na produção de pão e na parte das 12:00h e 14:00 h quando entregam mercadorias.
3) O melhor a fazer é estender o seu horário de operação. Logo, deve-se começar a operar antes das 7:00 e terminar após as 17:00, porém não entrando no horário de pico da concessionária, pois a tarifa é mais cara nesse período.
4) a) A demanda máxima ocorre as 18:00 (300kW), enquanto a demanda mínima acontece as 5:00 (50kW).
b) Fd (fator de demanda) é o quociente da demanda máxima diária e a potência instalada. = = 0,75
c) Uma solução seria a redução de picos durante o dia. Poderíamos transferir parte do consumo das 17h, 18h e 19h para as 14h e 15h, diminuindo a demanda contradada. O principal problema na conta de energia é a demanda contratada. O consumidor industrial desembolsa um valor de demanda contratada além do consumo realizado. No caso proposto, o consumo continuaria o mesmo, porém a demanda contratada poderia diminuir, resultando numa economia na conta de energia.