Técnicas de unitização de cargas
- Gases dissolvidos: são misturados a líquidos por processos industriais.
Gases altamente refrigerados: precisam de temperaturas muito baixas para se tornarem líquidos.
- Gases tóxicos comprimidos: são nocivos à saúde, venenosos.
Os gases também se agrupam em subclasses:
- Gases Inflamáveis: extremamente perigosos, o risco de explosão é grande. Ex. GLP gás liquefeito de petróleo ( gás de cozinha).
- Gases comprimidos não inflamáveis e não tóxicos: Ex. oxigênio que apesar de alimentar o fogo não é inflamável e não tem cheiro. Podem ser asfixiantes e oxidantes.
- Gases tóxicos: Ex. amônia, gás venenoso extremamente perigoso para os olhos e vias respiratórias, pode levar a morte.
4.3 Classe 3 - Líquidos e inflamáveis
Precisamos esclarecer que não é o liquido que pega fogo e sim os vapores inflamáveis que evaporam dos líquidos e podem entrar em combustão.
São transportados muitos produtos que pertencem a está classe podemos citar como exemplo os seguintes: gasolina, diesel, querosene, benzeno, álcool, etc. Alguns produtos químicos também são inflamáveis: acetona, éter, tintas, vernizes, laca, etc.
Ao transportar estes produtos o condutor precisa estar ciente de que estará em contato com dois elementos a combustão e o oxigênio, portanto, a prevenção, por parte do condutor, significa evitar o contato com o terceiro elemento: calor, faísca, eletricidade, brasa, etc. Deve se ter um cuidado ainda com a eletricidade estática.
Outro grande perigo está presente na carga e descarga de combustível. Se o veiculo estiver carregado de eletricidade estática, na hora em que começar a ser descarregado, o próprio combustível servirá de conexão à terra, gerando ignição e, conseqüentemente, fogo e explosão.
4.4 Classe 4 - Sólidos Inflamáveis
São substâncias que quando submetidas a uma fonte de ignição podem pegar fogo. Exemplos parafina sólida,