Unisul
Bem. Você já sabe que os elementos de coesão são fundamentais para a organização textual. Além de conectarem orações, períodos e parágrafos, são responsáveis pelo estabelecimento das relações de sentido nos e entre os enunciados, visando à coesão textual, um dos fatores que fazem com que um texto seja um texto. São, por essa função, denominados operadores do tipo discursivo/argumentativo e operadores do tipo lógico de acordo com a Lingüística Textual. Observe as ilustrações a seguir, inicialmente. Assim você poderá compreender os conceitos que serão firmados mais adiante.
A) Operadores discursivos 1- Ele falou bem assim. 2- Bem, considerados os fatos, eu tenho de demiti-lo.
Em ambos os exemplos, “bem” aparece como um operador discursivo. [pic]Você imagina por quê? Porque, nos exemplos, diferentemente do uso mais geral – uso com regularidade sintática -, “bem” não está empregado como um advérbio: (como, por exemplo em Ele fala bem – advérbio de modo). Porque, nos exemplos, deixou de estar particularmente ligado à sua função de advérbio, passando a desempenhar funções mais discursivas (ênfase, em 1; e organização das idéias, em 2). [pic]Releia os exemplos. 1- Ele falou bem assim. 2- Bem, considerados os fatos, eu tenho de demiti-lo. Agora você já pode conceituar operadores discursivos. “Operadores discursivos são elementos que controlam e organizam a fala dos interlocutores”. Ao perder sua regularidade sintática*, eles interagem com as afirmações no discurso, contribuindo grandemente para a organização lógica e coerente das mensagens.
B) Operadores Argumentativos Os operadores argumentativos estão exemplificados na obra A inter-ação pela linguagem (KOCH 2001, p.30). O quadro a seguir efetua uma síntese interpretativa do capítulo. [pic]Você sabe o que é um operador argumentativo?