Unip
Engenharia Ciclo Básico
1º Semestre-2015
APS-
“Atividade Práticas
Supervisionadas”
Sustentabilidade
Eficiência Energética
Alex Sandro Dias Barbosa
Elécio Querubim Marran Neto
Gean Marcos dos Reis Silva Unip- Universidade Paulista
“O papel da educação para a sustentabilidade é trazer as questões para enfrentar as crises, é olhar para os próprios erros.”
Autor Desconhecido
Introdução
A energia movimenta o mundo. Para que ela e os demais recursos naturais não acabem de vez, a ordem é consumir apenas o necessário, sem desperdícios esse é o principio de economia verde, ou seja, a aplicação da sustentabilidade nos negócios, é uma atitude inteligente e de bom senso de quem pensa no presente e no futuro do planeta. Uma análise profunda e cuidadosa de todos os processos de produção e gestão de uma empresa mostra claramente onde estão os excessos e permitir um planejamento para o uso adequado.
A compensação vem com economia financeira após o pagamento desta despesa é a grande contribuição para a saúde do meio ambiente. Isto chama-se eficiência energética.
A utilização racional de energia é um conjunto de ações que levam ao melhor uso deste recurso vital. A partir de uma série de medidas, definidas por especialistas após muito estudo e pesquisa, é possível reduzir o consumo sem prejudicar a produtividade. A energia elétrica é a principal fonte na maior parte das empresas, e em algumas a única. Por isto, os trabalhadores de todos os níveis devem ser sensibilizados para saber usar a iluminação artificial que, sozinha, representa de 20% a 25% da conta, e também os equipamentos. Luzes acesas e aparelhos de climatização ligados sem que ninguém esteja no ambiente são os exemplos mais comuns e evitáveis de desperdício.
Há varias maneiras de se economizar energia e uma delas como a utilização de sensores de presença em locais com uso desnecessário das luzes acesas que é o tema do nosso trabalho.
O sensor de presença tem como